quinta-feira, 26 de março de 2009

"Touchscreen" para cegos

Com a popularização dos aparelhos celulares touchscreen - cujas telas são sensíveis ao toque do dedo -, acendeu-se uma nova discussão no meio eletrônico: como adaptar essa tecnologia aos deficientes visuais?
O debate veio à tona quando um dos maiores ícones da música internacional, Steve Wonder, reivindicou aos vendedores da Consumer Electronic Show 2009 (feira internacional de eletrônicos realizada no mês de janeiro em Las Vegas) que a novidade seja acessível também a essas pessoas portadoras de necessidades especiais.Mas até que ponto esses aparelhos, de fato, seriam úteis para eles?
Para pôr fim à polêmica, o cientista americano T. V. Raman está desenvolvendo uma série de soluções visando adaptar o touchscreen aos cegos, dentre elas um programa que interpreta qualquer toque na tela como se fosse o número 5, facilitando a localização das demais "teclas".Segundo ele, o fato desses equipamentos serem capazes de reunir softwares que funcionam como bússolas e GPS é outro fator favorável à propagação desse tipo de tecnologia para os cegos.O cientista vem trabalhando ainda num programa que permite aos deficientes visuais inserir textos, números e comandos no celular.Nenhuma dessas tecnologias está acessível aos usuários, mas ele promete disponibilizá-las gratuitamente num futuro próximo.

É esperar pra ver.

Fabio Guedes

2 comentários:

  1. A tecnologia já ajuda muito pessoas que tem algum tipo de limitação, mas na minha opinião, elas não são desenvolvidas com tanta rapidez pelo simples fato de não trazerem lucro aos fabricantes.

    Essa postura tem que mudar!

    ResponderExcluir
  2. Concordo Chris, e infelizmente as pessoas que se diferenciam de nós por uma deficiência visual, são severamente "segregadas".
    Espero que com a divulgação, como este blog, por exemplo, percebam que os deficientes são pessoas de atividades e rotina ativa no cotidiano mundial

    ResponderExcluir