quarta-feira, 6 de maio de 2009

Centro Cultural Vergueiro oferece alternativas aos deficientes visuais


O Centro Cultural São Paulo, localizado próximo à estação Vergueiro do Metrô tem trabalhado com o programa Livre Acesso, cujo principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência aos diversos eventos que oferece: exposições, aulas, shows, livros, informática.

Uma das mudanças que ajudou muito foi a reestruturação da biblioteca Louis Braille, que antes estava localizada em uma área isolada e agora permanece junto à praça das bibliotecas. Após esse avanço, o piso tátil foi colocado, o que auxiliou na locomoção e na convivivência social dos deficientes visuais que passam pelo centro.

Na Biblioteca Louis Braille estão disponíveis cinco equipamentos especiais com programas que convertem em áudio o conteúdo exibido na tela. Para isso, utiliza-se o HPR, um software adaptado especialmente para o acesso a sites. Ele "lê" os links e o internauta escolhe se acompanha a opção acionando a tecla enter. O HPR só existe em algumas instituições e foi doado pela IBM. Os programas facilitam muito mas a acessibilidade não chega a todos. É o que explica o funcionário Ricardo Sigolo: "Mesmo para os programas mais sofisticados a acessibilidade é de no máximo quarenta porcento dos sites que existem na internet".

O Centro Cultural recebe apoio da Fundação Dorina Nowill e Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e principalmente através da parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que forneceu por doações os equipamentos que abaixo:


Vídeo Ampliador


Lupa eletrônica que permite ampliação, regulagem de foco e controle de cor e contraste de materiais diversos. Utilizado por pessoas com baixa visão.Onde fica? Entrada da Biblioteca Sérgio Milliet, próximo ao balcão de informações. Disponível a todos os usuários.

Jaws

Software leitor de tela que auxilia na navegação lendo para o usuário as informações digitais. Pode ser utilizado juntamente com a Linha Braille ou independentemente dela. Onde fica? Computadores da Biblioteca Braille. Disponível a todos os usuários.

Linha Braille

Ferramenta instalada no computador que permite a leitura em Braille de informações digitais. Depende do Jaws para funcionar.Onde fica? Computadores da Biblioteca Braille. Disponível a todos os usuários.

Magic

Software para acesso a conteúdos digitais, que permite ampliação da tela conforme as necessidades dos usuários.Onde fica? Entrada da Biblioteca Sérgio Milliet, próximo ao balcão de informações. Disponível a todos os usuários.

Openbook

Software que converte conteúdos digitais em áudio. Onde fica? Computadores da Biblioteca Braille. Disponível a todos os usuários.

Máquinas Braille

Utilizada pelos funcionários da Biblioteca Braille para produção de material em Braille. Onde fica?
Biblioteca Braille.

Acessibility Works

Software utilizado para ampliação das informações da tela da Internet. Num monitor de 14 polegadas, uma letra pode chegar a ocupar a tela toda sem distorção. Para quem tem baixa visão.Onde fica? Em quatro dos computadores da Biblioteca Braille. Disponível para todos os usuários.

Headsets

Acessório multimídia para ser utilizado em conjunto com o HPR (leitor de conteúdo na Internet), dando mais privacidade aos usuários e evitando incomodar os demais.Onde fica? Biblioteca Braille. Disponível para todos os usuários.

Como se cadastrar na Biblioteca Louis Braille

O cadastro de usuários na Biblioteca Braille pode ser feito pessoalmente, por carta ou por e-mail. É necessário apresentação do RG, CPF e comprovante de residência com CEP, além de outros dados pessoais como: telefone para contato, e-mail, ocupação e escolaridade.

Os usuários cadastrados podem fazer empréstimos das obras na própria biblioteca ou por meio do Correio, que envia o material solicitado para qualquer cidade do Brasil.

Contatos
Telefone: (11) 3397-4088

Horário de funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e feriados, das 10h às 17h.

Endereço
Biblioteca Braille Louis Braille do Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
São Paulo - SP
CEP: 01504-000



Adriana Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário