terça-feira, 12 de maio de 2009

VISÃO DA ALMA

Pense numa máquina fotográfica. Agora imagine um deficiente visual tirar fotos utilizando os outros sentidos. É como enxergar com outros olhos.

Um curso gratuito de fotografia que foi oferecido pelo Centro Universitário SENAC, entre os meses de março e novembro de 2008 chamou a atenção: Supervisionados por estudantes do curso Bacharelado em Fotografia, os alunos produziram imagens feitas na Bienal de São Paulo, Mercado Municipal e locais comuns, do dia-a-dia.

"Foi uma experiência incrível. Antes de fazer o curso, pensava que era impossível o cego tirar fotos", conta o aluno João Batista Maia da Silva, 34 anos, que tem deficiência visual desde os 28. "Passamos a conhecer a máquina fotográfica, a escolher e identificar o objeto a ser fotografado. Hoje, eu posso sair à rua e fotografar com segurança um objeto ou uma paisagem. A técnica eu já sei. Basta uma descrição do que pretendo fotografar para deixar a imaginação trabalhar."

O projeto começou através da necessidade de novos conhecimentos que os usuários da biblioteca braile do Centro Universitário SENAC sentiram. A primeira turma formada foi com sete estudantes e a previsão é que haja um aumento de 30% no número de vagas este ano.

Com as fotos tiradas pelos alunos foi feita em dezembro do ano passado a exposição fotográfica Percepções do Visível: Fotografias feitas por Deficientes. O mais interessante em tudo isso é que o curso se tornou uma troca de experiências entre o educador e o aluno. O aluno projeta nas fotos a sua percepção de mundo.

A iniciativa do SENAC é um incentivo para que outras instituições adotem posições similares na inclusão do deficiente visual.

Um comentário:

  1. Nossa, eu gostei muuuuito deste post! Muito mesmo!
    Bacana esta iniciativa do SENAC, impagável! ;)

    Tem uma novidade lá no nosso blog, a TV PIXEL. Passem lá para conferir e dar umas boas gargalhadas da minha cara! =P

    Um beijo,

    Fê Geppert

    ResponderExcluir