domingo, 5 de abril de 2009

Um novo jeito de fotografar

É essa a proposta da Touch Sight, câmera digital que permitirá aos deficientes visuais não apenas fotografar, mas também reconhecer as imagens e levá-las para a posteridade.

Sem tela LCD, a máquina capta as imagens por meio de uma película em braile que se retrai e expande de acordo com o ambiente a ser registrado, possibilitando ao usuário sentir a foto que acabou de produzir.

Para que o momento do clique seja ainda mais “visualizável”, é possível também gravar o som do local durante três segundos e guardá-lo junto com a “fotografia”, dentro do próprio equipamento.

Desenvolvida pelos designers Chueh Lee, Liqing Zou, Ning Xu, Saiyou Ma, Dan Hu, Fengshun Jiang e Zhenhui Sun, a Touch Sight ainda está em fase de protótipo e deverá ser fabricada pela Samsung, que vem estudando o mercado à espera do melhor momento para lançá-la.

Mesmo sem previsão para chegar aos consumidores, a câmera já conquistou o prêmio IdeaAwards na categoria Communication-Tools – Concepts, uma das premiações mais consagradas dos EUA na área de design.

Fotos: Divulgação/Samsung

Um comentário: